Como contratar um Crédito

Como contratar um Crédito

Um dos itens mais importantes para qualquer pessoa é sempre poder contar com crédito. Afinal nunca se sabe quais serão nossas necessidades no futuro, mas o simples fato de possuir crédito significa ter uma solução para a maior parte delas. E uma das modalidades mais requisitadas é o crédito consignado.

Foto:Divulgação / Portal da Enfermagem

Foto:Divulgação

O que é crédito consignado?

Crédito consignado é aquele no qual o pagamento é indireto pois as parcelas são deduzidas diretamente na folha de pagamento de pessoa física antes que o dinheiro seja disponibilizado para uso do interessado.

Na prática, o empréstimo consignado está disponível para trabalhadores que desenvolvem suas atividades sob regime de CLT, além de funcionários públicos federais, estaduais ou do quadro das forças armadas. Também está disponível para aposentados, pensionistas ou dono de benefícios pagos pelo INSS. Já para os trabalhadores autônomos essa modalidade de empréstimo não é permitida.

Quais as vantagens do crédito consignado?

O crédito consignado tem fundamentalmente duas vantagens: a primeira é de que não costuma haver muita burocracia para concretizar a operação. Ele é amplamente anunciado e incentivado por instituições bancárias e financeiras e também não costuma requerer a temida análise do nome no SPC e SERASA.

Outra vantagem que atrai muitos interessados é que o valor das parcelas tem um teto: elas não devem exceder 30% do valor do benefício e as taxas de juro também são relativamente baixas. Isso é bom para quem está com o orçamento apertado e não pode comprometer um valor muito alto de sua renda para os pagamentos.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Como solicitar crédito consignado?

Normalmente o valor do crédito deve ser depositado na conta da qual o beneficiário é titular, não sendo recebido através da conta de outras pessoas. Na prática, o interessado na modalidade de crédito consignado não precisa fazer a operação necessariamente através do próprio banco no qual recebe o pagamento. Isso significa que é possível pesquisar e verificar quais instituições oferecem melhores possibilidades e vantagens antes de aceitar o negócio.

As exigências e documentos pedidos variam de acordo com cada instituição financeira, mas em geral são exigidos documentos como RG, CPF, comprovantes de endereço, extrato do salário ou dos benefícios recebidos pelo INSS.

Cuidados antes de solicitar crédito consignado:

É muito fácil encontrar empresas que prometem crédito consignado fácil. Muitas vezes somos bombardeados por propagandas de financeiras portanto vale tomar cuidado para evitar armadilhas. Nunca aceite os serviços de terceiros que telefonam para sua casa sem contato anterior ou solicite seus dados pessoais, já que muitas vezes isso pode ser indício de um golpe.

Se você está interessado em solicitar crédito consignado, a primeira dica é você mesmo pesquisar e ir atrás da financeira ou banco para solicitar o serviço. Para ajudar, é possível consultar a lista organizada pelo site da Previdência Social para verificar as instituições que oferecem o serviço bem como outras informações úteis.